3 de novembro de 2010

FLORES E ALMAS ILUMINADAS!

O dia de Finados. transforma os cemitérios em jardins iluminados. Esta é quanto a mim uma bonita tradição da igreja católica que transforma pelo menos por um dia católicos e não católicos. O sentimento e a necessidade de perpectuar a luz dos nossos que partiram, ilumina-nos a nós, vivos. Ilumina-nos e une-nos na mm intenção . Seja com mais ou menos crença, o certo é que o dia nos toca e nos alivia.
No dia 1 e 2 visitei como gosto de fazer os dois cemitérios onde repousam os restos dos meus pais, tios e avó.
Por entre tristes sorrisos e vagos cumprimentos de amigos, familiares e conhecidos com quem me cruzei, fui observando a solidariedade que nos une em momentos de dor, mm que nem nunca nos tivéssemos visto.. Uma senhora já com muitos anos de vida arrastava-se com apoio de bengala e esforçava-se por chegar perto do chão para endireitar uma jarra de flores que o vento tinha feito tombar. Ajudei-a nessa terefa e recebi um lindo e luminoso sorriso, ao mesmo tempo que me dizia: as tristes e sorumbáticas ciprestes deste cemitério roem-se de inveja ao verem cá em baixo tantas e tão lindas flores que tranformam campas em jardins multicores e iluminados.! Era o que eu nesse momento tb estava a pensar!

3 comentários:

  1. Gostei muito do teu texto Fatinha!
    Estou a imaginar-me no cemitério que visitei.

    Não há ciprestes lá dentro, mas parece uma ilha florida no meio de um pinhal que fica num planalto!
    São espaços onde não me sinto bem e fico angustiada quando oiço a cada passo as pessoas dizer:
    -O cemitério está tão bonito!
    Que Deus nos deixe andar muito tempo por estas casinhas que aquelas são frias e sombrias...eu nem sei o q digo!!!
    beijinho linda e até para a semana

    ResponderEliminar
  2. Fátima,
    Concordo que os cemitérios ficam autenticos jardins no dia de finados.Mas é pena que muita gente só nesse dia arrange um bocadinho para visitar a campa daqueles que partiram,esquecendo os outros dias do ano.
    Quanto aos ciprestes,certamente a senhora só terá meia razão porque,essa é a arvore e o unico ser que presta homenagem a quem lá se encontra durante o dia e a noite até a eternidade. Também tem as suas bagas,não cai a folha e está sempre verde,por longos anos.
    O teu texto e a tua discrição estão lindos.

    Beijinhos

    aline

    ResponderEliminar
  3. Para vocês, Guida e Aline quero dizer-vos: 1º
    Muitas pessoas visitam os cemitérios muitas vezes e gostam de ter o espacinho envolvente dos restos dos seus ente queridos como se eles vissem e sentissem. Para mim é uma ilusão e apenas isso mas o que querem?
    Quanto às casinhas serem frias: Sem dúvida: pelo menos para nós que ainda sentimos.!

    ResponderEliminar