18 de maio de 2011

A FAMÍLIA...



Vem atrasado este post sobre a família por ter sido já comemorado o seu dia no passado dia 15 de maio.
Quando eu nasci, a minha família já lhe faltavam elementos essencias, porque já tinham partido avós maternos e avô paterno. Essa falta foi sendo sempre falada e recordada ao longo de toda a minha infância! Soube quem tinham sido os avós, como tinham partido prematuramente deste Mundo e como eram. Dentro do possível, fui-me conformando. A única avó que conheci era muito rabujenta, mas uma delícia para os netos (eu e os meus dois irmãos. Tinha sempre algum mimo guardado para quando chegávamos. Tive ,e convivi bastantes anos com tias maternas e tios paternos. Com primas e primos e ainda hoje "puxamos" uns pelos outros. Os nossos vizinhos , tios e primos dos nossos pais, todos faziam parte da nossa família. Quando os pais de alguém se tinha de ausentar, lá havia sempre alguém que olhava por nós.
Existiam Pais, Padrasto ou Madrasta, irmãos e meio irmãos,(não acho geito a este termo) , são irmãos sempre desde que tenham em comum um dos progenitores, mas pronto, paciência, aceito. Custa-me aceitar, alguns termos mais recentes como o namorado da mãe ou o namorado da avó ou o namorido. Sempre houve pais sem casamento oficializado e muitas vezes mais unidos e mais felizes que outros com papel assinado. Nem por isso deixavam de se chamar marido e mulher, pai e mãe padrasto ou madrasta. Que invenções parvas! Que querem sou um bocado dèmodé. Acima de tudo que todas as crianças tenham protecção , amor,sustento .

Sem comentários:

Enviar um comentário