31 de dezembro de 2010

Já cá estamos em 2011.!

Hoje cheguei ao fim de mais uma década! Mais uma na era como toda a gente e mais uma de vida por ter nascido mesmo neste dia. Ao virar da década! E aqui do alto dos meus 16 aninhos( se virmos os nºs da esquerda para a dtª), vos posso garantir que valeu a pena! Não tem sido pera doce esta minha caminhada, não faço parte da minoria dos que nasceram com o rabo virado para a lua. Mesmo assim estou grata a todos os factores que me antecederam e me originaram. OBRIGADA A TODA A GENTE, e OBRIGADA À VIDA.

14 de dezembro de 2010

Vendedor de Mimos!

O meu marido é um vendedor de mimos. Vende mimos a toda a gente. Aos conhecidos, aos desconhecidos, aos mais próximos aos mais chegados. Aos infelizes, aos felizes, aos que nascem, aos que morrem.
Às vezes faz bom preço, outras vezes,nem por isso.
Eu nem sempre compro. Gosto mais de comprar quando realmente preciso e não gosto que me impinjam mercadoria sem precisar.
Há mais ou menos 31 anos que montámos aqui a nossa loja. Já fez muitos bons negócios ! Se não fosse a venda ambulante ,que em geral dá prejuízo, seria quase um capitalista . Ah, se eu mandasse! O negócio de rua teria falido há muito tempo! Mimos só se vendem com conta, peso e medida!

6 de dezembro de 2010

MEU DEUS !

Ao que nós chegamos: Os avões já deixam cair peças em pleno vôo? Mas onde vamos nós chegar?

22 de novembro de 2010

Hoje!

Hoje dia 22 de Novembro faz anos que tomei a melhor e mais bem sucedida decisão de toda a minha vida!. LIBERTEI-ME! A prisão foi e não foi voluntária, mas durou tempo demais!

3 de novembro de 2010

FLORES E ALMAS ILUMINADAS!

O dia de Finados. transforma os cemitérios em jardins iluminados. Esta é quanto a mim uma bonita tradição da igreja católica que transforma pelo menos por um dia católicos e não católicos. O sentimento e a necessidade de perpectuar a luz dos nossos que partiram, ilumina-nos a nós, vivos. Ilumina-nos e une-nos na mm intenção . Seja com mais ou menos crença, o certo é que o dia nos toca e nos alivia.
No dia 1 e 2 visitei como gosto de fazer os dois cemitérios onde repousam os restos dos meus pais, tios e avó.
Por entre tristes sorrisos e vagos cumprimentos de amigos, familiares e conhecidos com quem me cruzei, fui observando a solidariedade que nos une em momentos de dor, mm que nem nunca nos tivéssemos visto.. Uma senhora já com muitos anos de vida arrastava-se com apoio de bengala e esforçava-se por chegar perto do chão para endireitar uma jarra de flores que o vento tinha feito tombar. Ajudei-a nessa terefa e recebi um lindo e luminoso sorriso, ao mesmo tempo que me dizia: as tristes e sorumbáticas ciprestes deste cemitério roem-se de inveja ao verem cá em baixo tantas e tão lindas flores que tranformam campas em jardins multicores e iluminados.! Era o que eu nesse momento tb estava a pensar!

23 de outubro de 2010

INEVITÁVEL.

LIXA-SE sempre o mexilhão.

DRAMAS PREVISÍVEIS.

Este próximo Inverno do nosso descontentamento e da nossa desventura.
Muitas crianças ficarão mal alimentadas-daqui a poucos anos serão vítimas dos erros alimentares ,alheios à vontade das suas famílias,que por culpa de alguns teremos todos de pagar, sendo elas as 1ªs vítimas. A obsidade , é consequência de quem não pode fazer uma alimentação correcta e tràs consequências nefastas para a saúde física e mental.
Os mais velhos terão ainda mais dificuldade em adquirir os seus medicamentos . Piorando das suas mazelas e não conseguindo pelo menos o alívio das suas dores, aumentará o seu desespero. As consequências adivinham-se.
INEVITÁVEL: Lixa-se sempre o mexilhão!

22 de outubro de 2010

Hoje o sol foi à vidinha dele e deixou-nos um dia meio cinzento, meio triste, valha-nos ao menos não ter aparecido o antipático e arrepiante frio. Já disse . Não acho graça ao Outono. Aquelas folhas caídas em todo o sítio onde existem árvores, lembra declínio, curva descendente,final da corrida. Arr!

Não gosto das folhas caídas,
Nem do ciclo a fechar
Adoro o céu estrelado,
Quando chove o arco-íris,
Muita vida a borbulhar!

13 de outubro de 2010

RECOMEÇO.

Aí está um novo Outono. Com as suas diabruras. Chuvas quase torrenciais que inundam e estragam, ventos meio ciclónicos que derrubam árvores e casas , gripes, constipações,alergias e outras que tais.
Por mim passava bem sem Outono. Porque não em vez de Outono, termos 2 Primaveras.? Uma mais fria, não exagerada, claro, e outra mais quentinha com belíssimas temperaturas de ar e água do mar , intercalando com o Inverno própriamente dito. Na mais fria, chegava a profusão de flores e insectos,no Inverno hibernavam, por assim dizer, e na Primavera seguinte era vê-las, de novo a abrir flores e os insectos que entretanto procriavam a evoaçar e beijar as flores numa sinfonia perfeita de cores e zumbidos.
Para que serve o Outono?

E aí está um novo Outono.

Encurtam os dias, diminui a luz solar, surgem as primeiras chuvas, volta-se de certo modo ao labor diário.

Como as restantes estações do ano, esta tem também o seu encanto. É agradável ver o vento a empurrar suavemente as folhas caídas, quando sopra mais forte e faz remoinhos a brincar com papeis, folhas, plásticos.

3 de setembro de 2010

A mala côr de rosa já foi hoje embora!

Mais uma vez eu fico por aqui com a alma meio vazia ,feita barata tonta a dar com a cabeça nas paredes!

15 de agosto de 2010

Fim de Férias.! Venho da Festa!

Foram muito a correr, mas boas. Regressámos há dois dias. Já tenho ao pé de mim a 2ª criazinha,mas falta a 1ª que anda por aí. ... Sem uma delas a minha alma fica um pouco ao léu. ! Meio vazia. O que querem! Tenho saudades de ser parte da geração sanduíche. Ainda não me habituei à falta da parte de baixo ,quanto mais das duas!

25 de junho de 2010

A minha tia Madalena.

Já partiu também a tia Madalena, a última irmã da minha mãe. Tinha feito 99 ou 100 anos? No registo 99 ,testemunhos pessoais 100 anos. LINDA . Lúcida, Sorriso afável e envolvente. No dia de Stº António com as ruas e pracetas enfeitadas de lindos mastros onde se podiam encontrar bandeirinhas aqui e acolá ao longo dos percursos com lindas quadras aos Santos Populares de que a tia tanto gostava e ainda há pouco tempo falava dos enfeites do seu tempo, marcela, alecrim hortelã da ribeira para atear as fogueiras e saltar enquanto os belos aromas destes pequenos arbustos se espalhavam nas redondezas.
Não vamos ter mais histórias da sua infancia e juventude mas vamos ter por muito tempo na nossa memória a nossa tia Madalena .

2 de junho de 2010

Vem aí a mala côr de rosa!

Chega amanhã pela noitinha a mala côr de rosa e que eu já tenho saudades. Tantas...nem imaginam! Às vezes pergunto-me: Porque estamos sempre a dizer que queremos é que os nossos rebentos sejam felizes seja lá onde fôr? E porque dizemos: os filhos só são nossos enquanto não aprendem a voar? No fundo, no fundo, os nossos filhos fazem-nos sempre falta ao pé de nós! Precisamos de os vigiar, de os ver caminhar pelos trilhos da vida de ver os seus rostos sorridentes, e outras vezes tristes... Quero que alguma mãe me diga se o que estou a falar é babuseira! Alguém vive bem sem um pedaço de si? Ora digam-me essa ,olhos nos olhos que eu quero ver!

26 de maio de 2010

Hoje eu assisti.

De boca aberta e olhos esbugalhados, assisti numa das muitas pequenas superfícies comerciais que pululam por estas redondesas, a aquisição de algumas garrafas de bebidas alcoólicas por um grupo de 4 ou 5 jovens com não mais de 15-16 anos. Apreciei algo revoltada , à escolha dos jovens entre as variadas bebidas à sua disposição, e aos seus comentários, tais como esta só tem 33 graus! Então misturamos esta, mais esta e mais esta. Respondia um deles: então já bebeste 2 jarros de sangria e não te fez nada? Oh Deus! Senhores governantes do nosso País! Ainda vão cortar na saúde? O que vai ser de nós !

21 de maio de 2010

Irra!

Então não é que a Carpideira agora está no mostrador da cx multibanco? Imbecis ! !

4 de maio de 2010

Vale Tudo!!!

A publicidade é mesmo muito vil! Só pode ser humor negro o anúncio de uma tal bebida onde uma senhora aparece com um ar estúpido e horripilante a dizer: Sou carpideira. A minha profissão é chorar em funerais.! Perdoai-lhes senhor pq não sabem o que fazem . Ou saberão?
Como dizia a minha mãe, adeus Mundo, cada vez pior.!

29 de abril de 2010

No dia em que eu nasci! Poeminha para minha mãe.

O sol ,não apareceu .
E eu, gosto tanto de sol!
As flores mal despontavam .
E eu,gosto tanto de flores!
O dia estava triste ,
E eu gosto tanto de dias felizes.
Obrigado,minha pequenina grande mãe,
Que me fizeste sobreviver.
E adorar tanto viver!

14 de abril de 2010

Feliz Dia e Triste Dia!

Tão Feliz o dia 16 de Abril de 1981! Que enorme Felicidade.! Só quem já viveu um dia assim pode saber como é. Que triteza e angústia tão grande o dia 16 de Abril de 2006. Que mistura de sentimentos tão avassaladora quando ao mm tempo que festejamos o aniversário da nossa filha, estamos a viver a enorme perda e a fazer o enterro da nossa mãe. ! Não há palavras. A vida põe à prova de forma brutal a nossa capacidade de resistência! É muito bom ser mãe e muito bom ser filha, mas para as duas situações ,temos um desempenho exigente ! Se temos!

13 de abril de 2010

O caminho das cegonhas!



Na última semana, rumei a Sul e fui pelo caminho das cegonhas. Elas são já residentes permanentes mas é nesta altura que andam numa grande azáfama . Umas ainda a recompôr o ninho, outras já com os filhotes de Bico aberto quando a mãe ou pai? se aproxima com uma pequena cobrinha ou um pequeno ratinho no seu bico. Nesta zona penso que , pela riqueza de alimento e pelas belas condições climáticas, não se aplica aquela letra da canção do falecido e saudoso Carlos Paião: Adeus Cegonha, tu vais partir! E ainda bem! Gosto tanto de as ver, aprecio aquela azáfama, aquele brio e dedicação com que protejem as suas crias, a canseira de lhes proverem o seu sustento! Grandes Mães!

14 de Março -14 de Abril.

A Avó , Mãe, Sogra, Amiga, partiu há um mês! Continuo a sentir muita falta! A Mila veio almoçar connosco no sábado de Páscoa e Ela não vinha. Pela 1ª vez a Mila chegou sem a sua companheira de mui....tos anos. Pareceu-me que ela teria ficado para tràs e apeteceu-me ir lá abaixo buscá-la.
Afinal, caí em mim. Ela, a minha muito forte e grande amiga, não faz já parte desta existência, mas tão cedo não deixará de fazer parte das minhas memórias. Pelo carinho, pela amizade e pela admiração que tinha por mim, pelo carinho imenso que deu às minhas filhas e pela preocupação que tinha com todos. Lá nesse cantinho do Céu onde estará de mão dada com o seu grande amor de toda a vida e para junto de quem tanto pedia para ir, conseguirá de certeza continuar a olhar por todos nós. Eu sinto isso. Continuem felizes os dois. Nós continuaremos por cá com saudades do vosso olhar doce e meigo.

Um mês sem o nosso grande Pilar!

20 de março de 2010

Foi há um mês.

Faz hoje um mês festejávamos os 87 anos da avó. A Maria João estava de partida para Londres e foi com a avó almoçar. Fizemos-lhe uma surpresa e fomos eu e o filho levar-lhe um braçadão de rosas--alanrajadas, da côr do pôr do Sol, mas lindas. Com a triteza de quem passa mais um aniv sem o seu grande amor e tb com muitas queixas ,de quem já se sentia desfalecer, aceitou com o seu bonito sorriso e agradeceu, olhando para elas já com a lagrimita no olho. Faz hoje um MÊS apreciou as últimas rosas que lhe oferecemos.

17 de março de 2010

Caíu mais um Pilar.

Mais um. E este era dos fortes também Acabou de ser reduzida a cinzas ,ontem por esta hora a minha sogra. Ela era uma sogra tb muito especial porque foi amiga, cumplice, admiradora. Achava que eu tinha alguns puderes especiais, pq tinha capacidades que ela muito admirava . Da minha parte ela teve e ainda tem igual admiração. Arrastou-se, penosamente durante os ultimos 3 anos e meio , desde que a morte lhe levou o seu grande amor , com quem viveu uma vida. 63 anos! Pedia quase todos os dias a ida para junto dele. Apesar disso e mesmo nos últimos tempos com grande sofrimento. sorria sempre que nós chegávamos e mostrava alegria e felicidade ao pegar ao colo os seus bisnetos . Pensava em tudo e havia sempre um mimo para todos, sendo especialmente escolhido para cada um. No último almoço da família, uma semana antes de falecer, chegou primeiro ao restaurante e preparou uma área para os carrinhos dos bébés. Que mais dizer de tanta doçura !Hão-de passar muitos anos até que eu esqueça tantas coisas boas e fica-me a fazer muita falta aquela frase ,quando me atendia o telefone ao final da tarde e respondia ao meu olá, com um OLÁ MINHA QUERIDA! E a seguir como estão todos ? Os teus meninos e meninas?( Dos 3 meses aos 30 e alguns anos eram todos meninos)Que Descanse em Paz e esteja feliz junto do seu amor que como ela dizia já estava cansado de esperar por si.

25 de fevereiro de 2010

A mala côr de rosa foi-se outra vez embora!

Estou trite outra vez.
Não gosto de encontrar as canecas meias de chá pela casa mas estou triste agora pq está tudo arrumado. . Sinto-me ansiosa quando a noite entra madrugada dentro e ela . não está em casa ,mas sei que está por aqui perto. Agora não sei onde está, ou melhor sei que está muito longe e não chega de noite a casa.
Se eu mandasse: Ninguém deveria ser obrigado a sair do seu País e afastar-se da família!-OS MACACOS E MACAQUINHOS TODOS JUNTOS, NOS GALHOS DA MESMA ÁRVORE.

20 de fevereiro de 2010

Ano Trágico!

Para muita gente este ano não deixará saudades, longe disso. Logo no início de Janeiro ,a grande tragédia no Haiti. Por esse mundo fora a começar no Brasil, passando pelo Leste Europeu, foram enxurradas, nevões, e aqui neste cantinho à beira mar de clima ameno e onde não se passava nada, temos tido nos últimos tempos tanta tragédia, MEU DEUS! É a criminalidade , os naufrágios, as enxurradas no Continente e hoje com muito maior gravidade, na Madeira. Pobres famílias!
Sem qurermos pomo-nos à procura de causas, explicações para esta calamidade e dou por mim a perguntar-me: As grandes áreas de impermebialização do solo, numa ilha, como as extensas auto-estradas e viadutos e a grande pressão urbanística com tantos hotéis em tão pouco espaço não contribuem muito para isto'? Ainda se lembram da quadra do grande A Aleixo? A NATUREZA não se DESAFIA!! Aprendam, srs governantes! O pobre cidadão é indefeso e não tem culpa.

4 de fevereiro de 2010

Cá se vai andando....

Lá diz a canção do grande Sérgio Godinho: Cá se vai andando com a cabeça entre as orelhas!. E acrescento eu: e com o coração nas mãos. A cada hora a cada minuto que passa as notícias alvoroçam-nos. É o déficit, é o endividamento, é a violência, o mau desempenho escolar,o desemprego , as Empresas a falirem...Para onde vamos? O que fazemos? Quem nos acode? Temos que pagar todos? Porquê' ? Também fomos todos a causar este caos? E ninguém apanha os responsáveis? Volto à pergunta, quem nos acode!

22 de janeiro de 2010

Outra vez o vazio!

Não me habituo a este vazio. A criança mais velha foi outra vez embora. Mas, porquê? Porque é que as coisas teem de ser assim? . Se alguém me pudesse explicar...As 3 semanas voaram..E é sempre isto..! um ano termina, outro começa e nada muda. Mas, pq é que eu me lamento? Afinal não estou assim tão mal.. Que coisa ! Nem quero pensar no que por esse Mundo vai. DEUS nos ajude!

2 de janeiro de 2010

ANO NOVO

E pronto. Já chegou 2010 . Relavitizando:Isto de mais um ano ,para mim já não quer dizer grande coisa. Ao fim e ao cabo, e se pensarmos melhor, um ano dura apenas 365 dias e os dias apenas 24h . As horas são mt curtas, cada uma apenas dura 60 minutos e o minuto apenas 60 segundos. E o que são ,1m 1 seg 1 hora? NADA ou MUITO, depende . Tal como um ano, depende. Mas , se falarmos apenas e estritamente de tempo ,um ano é de facto mt pouco. E vou encerrar aqui o tema -tempo. Pq na verdade ,dependendo dos vários aspectos e circunstâncias, muito pano haveria para mangas!! como atràs referi.
Como toda a gente, é habitual nos primeiros dias do ano, fazermos uma retrospectiva do ano anterior. Para mim , 2009 foi normal, nada de muito ,muito importante, apenas algumas coisas relevantes. Em 1º lugar uma grande conquista : Conseguir perder peso . Obrigado a quem me tem ajudado e em 2º as brincadeiras Teatrais. Obrigada Jean. Obrigada Antº Monteiro. Deram-me coisas boas. Divertimento, auto-estima ,saúde. Bem Hajam .
Acima de tudo e de todas as coisas: Agradeço ao Altíssimo Deus a benção de manter saudáveis e dentro de parametros normais as minhas queridas« crianças »que por sua graça fazem parte da minha vida.